ABCD
1,982 members1,073 posts

Colite ???

Olá,

Há 5 meses estou investigando meus sintomas. Tenho diarreia 3/4 x por dia, muco nas fezes, enjoou, perda de apetite e dor na lombar. Recentemente venho sentido fraqueza muscular. Já fiz colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, US, exame de sangue e fezes. Na colonoscopia foi vista apenas uma pequena área com hiperemia e na biópsia seriada apareceu colite discreta. Meu médico disse que não chega a ser colite, mas me passou o tratamento com mesalazina. Estou tomando há um mês. Tem semana que estou bem e tem semana que piora e volta tudo, mesmo com o remédio. Até agora não tenho certeza do que eu tenho e morro de medo de ter algo mais sério que não foi diagnosticado.

23 Replies
oldestnewest

Estranho isso, Mas remédio pra o intestino demora bastante pra fazer efeito. Precisa controlar o que você come e ver se a diarreia não tem a ver com estado emocional ou com o que você come.

Reply

Já percebi que quando estou mais ansiosa piora muito. Em relação a alimentação já notei que algumas coisas soltam mais o intestino

Reply

Tentar sintonizar a rádio Buda, talvez seja essencial pra você. Comer vai ser uma tarefa difícil tb, mas sempre aquela do engorda ajuda: pão branco, tapioca, arroz, carne branca e vermelha, batata...cha de hortelã e de maçã são bons para o intestino. Leite de arroz, essas coisas.

1 like
Reply

Obrigada!!

Reply

A mesalazina não faz efeito de imediato, demora as vezes 2 meses. Vc tem q ver quais alimentos pioram os sintomas. Eu por exemplo, tirei leite e derivados, diminui o glúten e ajudou muito.

Reply

Eu noite que a mesalazina melhora, porém os comprimidos estão saindo quase que inteiros nas fezes.

Reply

Existe o pentasa que é mesalasina em sachê, a caixa vem30, custa o zoio da cara, mas os comprimidos não estão sendo absorvidos no seu organismos, tem que mudar mesmo. Ou tenta macerar eles

1 like
Reply

Você está tomando a mesalazina genérica ??? Pq ela é uma porcaria. Eu tomo mesacol MMX. É caro mas nunca saiu inteiro. Qd tomei a genérica, o comprimido saiu inteiro. Se está saindo inteiro vc esta tomando a toa. Outra opção é mudar sua alimentação enquanto isso. Retire leite e derivados, reduza o glúten e açúcar. Invista em legumes cozidos, frango grelhado, retire tempero e molho pronto. Eu fiz isso e estou outra pessoa. Seria bom tb vc procurar um alergista p ver se vc é celíaca ou intolerante a lactose.

1 like
Reply

Oi. Sua colite é microscópica? Como vc teve o diagnóstico?

Reply

Sim. Colite microscópica linfocítica. Na biópsia da colonoscopia saiu o resultado. Sem biópsia não dá p saber nada pois meu intestino a olho nu é normal.

Cortei leite e derivados e me ajudou muito. Não tenho diarreia. Uso mesacol MMX de 1200 e estou bem. Não ganhei peso mas tb não perdi .

Reply

Estou há 1 mês tomando o mesacol mmx, melhorei muito! Estou praticamente sem enjoo e indo no banheiro 1 ou 2x no máximo. Consistência normal. Sem muco e sem dor. Também dei uma reduzida na lactose e evitando alguns alimentos que soltam.

Agora quero voltar ao médico pra saber por quanto tempo vou ter que tomar o mesacol. Também tenho uma consulta com homeopata, vou tentar fazer um tratamento alternativo.

Reply

Procure imediatamente um alergista. Solicite a ele uma dieta antiinflamatoria.

Se mesalasina tivesse que fazer algum efeito já teria feito.

Faça exame para Clostridium difficile, pois costuma causar sintomas parecidos com os seus. Não deixe que isso piore.

Cuidado com a opinião de médico. Se o seu médico não sabe o que está fazendo, mude imediatamente. Costumam ser os principais responsáveis por pioras dos sintomas por despreparo e falta de competência.

Não procrastine com essa doença.

Desejo toda recuperação e saúde pra você.

Reply

Eu já fui em 3 gastro, 2 deles pediram pra insistir na mesalazina, por pelo menos 3 meses. Mas já estou pensando em procurar mais uma opinião.

Quanto essa bactéria, já até tomei o metronidazol, que serve para ela.

Obrigada

Reply

Os medicamentos usados para tratar doenças intestinais tem efeito à longo prazo, demora um pouco pra você sentir o efeito, pois geralmente se começa com uma dose baixa e o médico vai ajustando de acordo com a necessidade do paciente, meu médico disse que não se pode começar com uma dose forte demais de uma vez, o que causa a diarréia são as contrações descoordenadas do intestino devido à inflamação, cuidado com o excesso de fibras, consuma alimentos mais constipantes, você deve ingerir um pouco de fibra para equilibrar, pois o intestino também não pode ficar muito preso isso pode causar estufamento e cólica, aconselho você à ouvir a opinião de outro médico, porque se há achados de inflamação você tem sim colite, meu médico disse que a inflamação começa na camada microscópica e quando vai aumentando fica visível à olho nu,mas não é nada grave não se preocupe, é apenas uma inflamação que deve ser tratada corretamente, existem diversos outros medicamentos além da mesalazina.

Reply

Sim, também acredito que tenha inflamação, pois na biópsia deu inflamação em todo intestino e reto. No laudo veio colite discreta Inespecifica no cólon direito, esquerdo e reto. E na colonoscopia já apareceu uma área pequena com hiperemia. Acho que a mesalazina ajuda, mas ela está saindo inteira nas fezes.

Reply

É bom você consultar a opinião de outro médico, talvez você tenha retocolite, pois quando há inflamação no reto, pode ser retocolite, em relação aos comprimidos saírem inteiros é bem estranho, porque eu já tomei mesalazina e os comprimidos não apareciam nas fezes, talvez seja melhor você tomar outro remédio.

1 like
Reply

Bom dia, converse com seu médico, se o remédio está saindo inteiro nas fezes vc preciso tomar o pentasa que é um sachê ou tentar o mesacol mmx são as melhores opções nesse momento, pois se o remédio está saindo inteiro não ter como ele estar fazendo efeito, e mais uma dica, tira o leite e os derivados nesse momento, evite gorduras e industrializado, chá de gengibre diariamente é muito bom tb.Boa sorte!!!

Reply

Obrigada!

Reply

Marina tenta ir ao nutricionista, ele vai pedir para cortar o leite por um tempo e o trigo, são dois alimentos que piora a inflamação. Vai ser só por um tempo. Eu passei por tudo isso. E graças a Deus estou muito bem hj.

Eu uso algumas coisas naturais como kefir, açafrão da terra, mel c propolis, geleia real. Mais o ideal seria ir em um nutricionista boa.

Reply

Vc também sentia náuseas?

Reply

Quando tinha muita diarreia sentia sim. O estômago fica sensível.

Reply

Bom dia, Fiz uma colonoscopia devido esta apresentado MUCO NAS FEZES E SANGRAMENTO, o resultado foi colite cronica discreta inespecifica e retirada de polipos SUBPEDICULADA , no reto distal .Presensa de denso infiltrativo de linfocitos no corion.

Laborario indicou avaliaçao por estudo iminohistoquimico das amostra de Lesao SUBPEDICUADA, alquem ja tefe isso.

Reply

Vc fez a colonoscopia com biópsia seriada? Esse é o resultado da biópsia?

Sobre o pólipo acredito que seja de praxe enviarem para exame histopatologico. Mas normalmente o pólipo não indica nenhum problema mais grave.

Reply

You may also like...